Missa Tridentina - Um estudo teológico, litúrgico e histórico

Qualquer dúvida, problema ou dificuldade com a inscrição, pedimos que entre em contato através do email contato@eadmontfort.com

1 parcela de R$ 39,90


Quero me inscrever



Novo Curso EAD da Montfort: Missa Tridentina - Um estudo teológico, litúrgico e histórico


Dz 1746, sobre as Cerimônias da Missa: “Como a natureza humana é tal que não se consegue elevar facilmente à meditação das realidades divinas sem recursos exteriores, por isso, a Igreja, mãe piedosa, instituiu certos ritos, a saber: que algumas coisas na Missa fossem pronunciadas em voz baixa [cân. 9], outras em voz mais alta; também empregou cerimônias [cân. 7] como bênçãos místicas, luzes, incenso, vestes e muitas outras coisas do gênero, da disciplina e tradição apostólica, para que com isso se acentuasse a majestade de tão grande sacrifício e os espíritos dos fiéis fossem estimulados, por estes sinais visíveis de religião e piedade, à contemplação das realidades elevadíssimas que estão escondidas neste sacrifício”.

“Todas essas coisas plenas de símbolos e de mistérios divinos que são os ofícios, os objetos litúrgicos e paramentos da Igreja, transbordam de uma doçura celeste par aqueles, que perscrutando com amor, sabem extrair o mel da pedra e o azeite da mais dura rocha” (Guilherme Durando † 1296, Prólogo da sua obra Rational).

Na perspectiva dessa Tradição litúrgica das cerimônias da Igreja, a Montfort propõe como próximo Curso EAD: A Missa Tridentina: Estudo Teológico, Litúrgico e Histórico. O Curso será composto por cinco aulas, e na quinta aula do mesmo, propomos o estudo de um assunto muito pouco tratado no Brasil, estudo sobre a Missa Tridentina Solene do Papa antes da Reforma de Paulo VI.

Primeira Aula: Das “Orações ao Pé do Altar” ao Credo

Segunda Aula: Estudo detalhado do Ofertório

Terceira Aula: Estudo detalhado do Cânon da Missa Tridentina

Quarta Aula: Do Pater Noster ao último Evangelho

Quinta Aula: Do estudo da Missa Tridentina Solene do Papa

Observação: As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para que o aluno possa assisti-la quantas vezes quiser em nossa plataforma.

Curso: Anjos vs Demônios: O mundo preternatural segundo Santo Tomás de Aquino.
Aula Data Professor(a)
Aula 01: Das “Orações ao Pé do Altar” ao Credo 10/08/2023 20:00 hs Prof Mauro Rocha
Aula 02: Estudo detalhado do Ofertório 17/08/2023 20:00 hs Prof Mauro Rocha
Aula 03: Estudo detalhado do Cânon da Missa Tridentina 24/08/2023 20:00 hs Prof Mauro Rocha
Aula 04: Do Pater Noster ao último Evangelho 31/08/2023 20:00hs Prof Mauro Rocha
Aula 05: Do estudo da Missa Tridentina Solene do Papa 07/09/2023 20:00hs Prof Mauro Rocha

Para efetuar a matricula, o primeiro passo será efetuar um cadastro na plataforma. Para isso basta clicar no botão na parte superior da página "Cadastre-se".

O segundo passo, ou se você já possui cadastro é clicar no botão "Quero me inscrever" e prosseguir informando os dados necessários e ter acesso as aulas do curso. Lembrando que este curso é gratuito

Qualquer dúvida, problema ou dificuldade com a inscrição, pedimos que entre em contato através do email contato@eadmontfort.com